Fique por dentro dessas dicas incríveis

 

automovel_encerando.jpg
Cuidados com aplicação de Cera e Polimento

 

    A aplicação de cera e o polimento automotivo são serviços de cuidado da pintura do veículo. Contudo, existem grandes diferenças entre os dois, e cada um serve a um propósito específico. Enquanto o enceramento pode ser feito em casa, o polimento deve ser deixado para profissionais. Fique por dentro de algumas dicas para as duas situações.

 

 

                CERA

 

    Antes de aplicar a cera, o veículo deve estar completamente limpo e permanecer na sombra, com a carroceria fria.

   

  • O produto deve ser aplicado com uma espuma. Depois disso, deve-se aguardar uma média de cinco minutos e, então, remover o excesso do produto com um pano de microfibra.
  •  O tempo entre a aplicação e a remoção do excesso serve para que a cera automotiva se prenda ao verniz da pintura. Com essa variação de temperatura, a média de espera será de 3 a 7 minutos.
  • Uma dica importante é não aplicar o produto no carro inteiro de uma vez só. Recomenda-se ir por partes, começando, por exemplo, com uma porta e um para-lamas. Então, esperar o tempo necessário, remover o excesso e, só então, aplicar a cera em outras partes.
  •  Recomenda-se também o uso de duas flanelas de microfibra. Uma para espalhar e tirar a cera, e outra para dar o lustre, fazendo o acabamento.
  •     Se a cera for do tipo selante, o cuidado deve ser redobrado. Se o tempo de espera for excedido, passando de 5 para 10 minutos, podem surgir manchas sombreadas na lataria. Se isso acontecer, será necessário contratar um serviço de polimento automotivo para eliminá-las.

        

 

 

                POLIMENTO

 

    Ao contrário da cera automotiva, que pode ser aplicada pelo próprio motorista sem muitas dificuldades, o polimento do carro deve ser feito por um profissional. O polimento é um processo abrasivo, que remove uma pequena camada do verniz que existe sobre a tinta. Por causa disso, o processo deve ser feito poucas vezes durante a vida útil do carro.

 

    Assim, ele deve ser feito apenas em casos específicos, quando há arranhões ou outros defeitos na pintura que não podem ser corrigidos de outra forma. E, da mesma forma que a aplicação de cera, o serviço requer que o carro esteja previamente limpo e com a pintura descontaminada.

 

    O polimento automotivo é feito com o uso de uma máquina que se assemelha a uma lixa, conhecida como politriz. A ferramenta elétrica deve ser bem controlada pelo profissional, pois qualquer desvio pode levar à remoção da pintura e outras avarias graves.

 

    Na hora do polimento, o maior risco é de a pessoa querer fazer em casa. Portanto, não corra esse risco, e procure um estabelecimento de confiança. Nessa hora, também existem algumas dicas para escapar da pi-ca-re-ta-gem.

 

    O ideal é que se façam algumas perguntas no estabelecimento de interesse, e as respostas vão mostrar se o profissional é qualificado ou não. Confira:

 

  • Pergunta: Vocês vão fazer a descontaminação?
    Resposta: Deve ser “sim”.
  • Pergunta: Vai descontaminar com o que?
    Resposta: Deve ser “clay bar”, porque não existe outro método.
  • Pergunta: Você sabe qual é o tipo de verniz do meu carro?
    Resposta: Um profissional qualificado vai saber responder, pois cada fabricante tem um padrão. As possibilidades de resposta são macio, médio ou duro.

 

    O que é polimento automotivo técnico?

    Existe, ainda, um serviço mais especializado, conhecido como polimento técnico. O objetivo é o mesmo que de um polimento comum, mas inclui um projeto específico para cada carro, explica Raboni.

 

    O esquema vai levar em conta as boinas utilizadas, os compostos polidores, a velocidade da máquina, o tipo de máquina e a pressão exercida sobre a pintura. Criamos uma combinação desses processos para fazer um polimento automotivo que pode ser mais ou menos agressivo, a depender da necessidade do carro em questão.

Por isso, o polimento automotivo técnico vai ter um preço mais alto.

 

    Cristalização, espelhamento e vitrificação acompanham o polimento automotivo

    Existem, ainda, alguns outros serviços que também envolvem o polimento automotivo. O espelhamento é o mais antigo deles, e ficou conhecido por dar ao carro um brilho chamativo. Contudo, hoje, pode ser considerado ultrapassado por desgastar a pintura da carroceria excessivamente.

 

    Já a cristalização é um processo de polimento seguido da aplicação de uma cera de proteção. Por fim, a vitrificação é a aplicação de um produto especial depois do polimento. O vitrificador é como uma película que chega a ser seis vezes mais resistente do que o verniz que já acompanha a pintura automotiva.

 

    Por fim, nenhum desses processos, nem o polimento, deve ser feito em um carro zero quilômetro. A razão é que, ao sair da fábrica, a pintura do veículo já vai estar protegida por uma camada de verniz. E, durante esses serviços, grande parte do verniz é removido, o que é desnecessário se ele ainda está em boas condições.

 

    Para valer a pena fazer a vitrificação e e outros tipos de polimento automotivo, o carro deve ter pelo menos dois ou três anos. Eles só são necessários quando a pintura já começou a perder o brilho. Por isso, fique de olho se uma concessionária oferecer o serviço para um carro novo.